quarta-feira, março 29, 2006

Ponte Vasco da Gama

Parece que foi ontem, mas já lá vão oito anos! Foi inaugurada no dia 29 de Março de 1998 a Ponte Vasco da Gama. Podia escrever uma série de curiosidades acerca desta bela obra de arte, no entanto remeto para o site da lusoponte, está muito bom e tem (quase) todas as informações úteis.
Acompanhei a obra com bastante ansiedade, antes de ter nome oficial era chamada a Ponte do Montijo, e como a minha familia materna é de lá atraiu-me. Cheguei a passear no aterro provisório que serviu de estaleiro a grande parte do viaduto Sul, eu e tantos outros que têm o vício das grandes obras. Passei lá no dia de abertura ao trânsito, e captei algumas fotos (poucas, não havia maquina digital na época). Só tenho pena de ter perdido a feijoada.
Já agora, é curioso como é que a ligação do eixo N-S ainda não está concluida, após oito anos!!! Parece que a obra arrancou agora, vamos ver se será de vez. E a CRIL, outro dos acessos norte, alguem sabe se vai ser concluida antes de implodirem a ponte, lá para 2086? Relativamente à margem sul, alguns acessos estão por concluir. Montijo, Samouco, Alcochete e Moita cresceram bastante devido à ponte, na minha opinião cresceram de forma errada, ninguem aprendeu com os erros da ponte 25 de Abril.
Fica uma foto do primeiro dia então, em 1998. Ainda não tinha carta não era eu a conduzir.

4 comentários:

claudia disse...

Pois amiguinho tens razão no que dizes ,a mim lembra-me a grande "euforia"que lá aconteceu ,com os motoristas de pesados a preposito das portagens:((

Enfim...bj grande pra ti:)

Tunana disse...

ja passei essa ponte inumeras vezes....
99% em velocidade....

a unica vez q passei a ponte a "passo de caracol", mas numa duas rodas, foi no dia da final do euro 2004 (portugal-grecia), acompanhando a selecçao portuguesa desde alcochete até à 2ª circular...
bom momento esse...

fora disso, passo sempre de gaz à tabua :))))))))))

**TuNaNa**

Cláudia disse...

Olha, no dia da inauguração o meu pai teve a feliz ideia de querer passar a ponte, fomos ao barreiro almoçar e voltamos....tive só parada no transito 4horas!
Nada mau :S
Beijoca

Anónimo disse...

O pior foi a gripe de patos bravos que arribou a Alcochete e à Aldeia Galega... (Ninguém me convence que não foi por isso que a fizeram para ali, ficando preterida entre pontes toda a população do Barreiro.) Cumpts.