domingo, dezembro 03, 2006

Apanha do Musgo

Aquando da nossa visita a Óbidos, e ao ver algum musgo no terreno, eu e a minha prima Pipas relembramos os tempos em que, ainda putos, iamos apanhar musgo para o campo. Ela ia com a mãe para a zona da Serra de Sintra, eu com as minhas amigas numa terriola perto das Caldas da Rainha. Então ficou decidido que era altura de reviver o passado, e rumar a Sintra, em busca do musgo.
A esta altura estão alguns de vocês a perguntar para que é que nós queremos musgo. Simples, meus caros. Para o presépio! E como as senhoras das floristas, que nesta altura vendem uns sacos de musgo, são umas gatunas, nada melhor que pegar numa parte desse dinheiro, gastar em gasolina e aproveitar o passeio para respirar ar puro.

Fizemos duas paragens, a primeira sem grande sucesso. Muito musgo, mas fracote. Ao meter a espátula, desfazia-se em vários bocados. Uma treta. Nós queriamos mantas! Mudamos de sítio, percorremos vários quilómetros de estrada, e nada de musgo. Lá decidimos parar o carro, começar a andar a pé, e, de repente, pedras com musgo. Subimos mais um pouco, e lá estava uma quantidade considerável dele!

Foi apanhar até não ter mais sacos. E galgar pedras, espetar silvas nos dedos e nos braços, etc. etc. Uma loucura! Só falta montar o presépio, mas isso não é da minha competência.

Fica uma foto ou outra para ilustrar:






Para a posterioridade ficarão, nas nossas memórias, as solas das botas do meu primo, que se desfizeram durante o passeio, e o grito que alguem proferiu, que era qualquer coisa tipo:

"-Tenho um pau dentro do rabo!"

Para o ano há mais, espero eu.



3 comentários:

Anónimo disse...

O canito com as patas nos teus ombros está o máximo! :D Boas musgadelas presepianas. Cá em casa antigamente tb faziamos isso!

Jinhos****

Anónimo disse...

este ano não há musgo pra ninguém... temos uma criatura auto-movida que deve achar que aquilo é um pitéu...

Anónimo disse...

Eu mandei o Grinchito e o pai apanhar musgo no Estádio Nacional. também não se saíram nada mal.

Grinch