quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Ele há coisas

Depois de praticamente um mês de trabalhos forçados, em casa, durante a noite e aos fins-de-semana, quase a atingir o limite mental, acabo os IIVA's de forma a entregar a declaração a tempo, ou seja, hoje.
Já se sabe que a pressa é inimiga de perfeição. E quando se tem pouco descanso, pior ainda. Tive de cometer erros, por neglicência. Erros mais ou menos graves. É normal e aceitável. Para detectar erros, conferem-se as contas, mas para isso é preciso tempo.
Hoje começei a arrumar documentos, a tirar diários, a lançar documentos que não interferem com IVA, tais como pagamentos a fornecedores, recebimentos de clientes, seguros, terminais multibanco, despesas bancárias, etc. E fiquei um bocado à rasca quando não acho um documento de Outubro. Caso não tivesse lançado aquilo, estava a lesar o estado em cerca de 4000 euros e a sujeitar o meu cliente a juros e multas. Começei a ficar vermelho, fui rapidamente à casa de banho aliviar a pressão interna, e depois pedi um extracto para ver se tinha lançado o documento ou não. Estava lançado, menos mal.
Ao jantar, resolvi comentar o assunto. Isto de ter um pai patrão e um patrão pai é muito giro, mas tem graves inconvenientes. Foi logo sermão para animar, porque a culpa é minha, porque não se pode arriscar assim, etc. etc. Mas dar uma pasta de arquivo A4 cheia com três meses de documentos a menos de 15 dias da data limite para o apuramento é aceitável. É prática corrente.
Como tal, amanhã vão seguir 28 mailes, para os clientes que estão ao meu cuidado, a estipular normas. A saber:
A documentação deve dar entrada na contabilidade até ao dia 20 do mês seguinte, sob pena de não ser contabilizada, pelo menos por mim;
Excepcionalmente, podem ser entregues a maioria dos documentos, ficando para quando oportuno o resto da documentação;
Se não concordarem com as normas, reclamem com o meu patrão.
E quando chegar a hora de receber a gratificação anual, espero que se lembrem de mim. Porque senão, xau xau.
E tenho dito. Até depois.

4 comentários:

eu mesma disse...

bem..lesares o estado até que não é grave...o pior é o cliente. E esse tem sempre razão!

NiNa disse...

sempre rezingão! :)
o pior já passou n foi?! gostei particularmente da parte em que vermelho de raiva foste aliviar a pressão interna...lembrou-me uma certa cidadezinha de França n sei porque :)

Francis disse...

boa trde vizinho,

já percebi o porquê de tanto know how sobre o IVA...isto pega-se...mensalmente ou trimestralmente.

Maria Strüder disse...

Eh lá que durão!