segunda-feira, abril 30, 2007

Orgulho em ser mais que os outros

Ser Português é ser mais que os outros.
Somos espertos que nem um... Português. Não consigo encontrar um termo de comparação, porque nada nos chega aos calcanhares.
Hoje, enquanto estava a encher uma placa de cimento armado, onde irá ficar o meu assador e bancada de apoio (tipo aqueles que se vendem no AKI, mas este feito de raiz por mim), ouvia um qualquer noticiário, não reparei em que canal estava a televisão. A peça em questão retratava os burgueses que, como eu, se deram ao luxo de pegar nas malas e bazar de Lisboa, com destino a umas mini-férias. Parecendo que não, são quatro dias que convém não desperdiçar. Mas enquanto eu, que sou louco, aproveito as férias para tratar da horta ou para fazer obras na casa nº 2, a maioria dos meus patrícios vai para o Algarve.
E o que é que o Algarve tem para atrair tanta gente?
Resposta: Praia.
Mas parece que o tempo não está muito para praias. Temos pena, o tempo é cada vez menos certo.
É evidente que os nossos jornalistas, também interessados em passar pelo Algarve nesta altura, resolvem fazer esta pergunta a quem passa na rua:
"Ah e tal, veio para cá para ir à praia, mas o S. Pedro trocou-lhe as voltas."
E a transeunte responde:
"Nada disso, eu vim para cá para descansar!!!"
(Reconhecer que o S. Pedro lhe tinha trocado as voltas é significado de estupidez, e a senhora era Portuguesa, logo esperta...)
Ora descansar.
Meter-me num carro, fazer 300 km para lá, ir para um sítio monótono, cheio de pessoas que vão fazer exactamente a mesma coisa que nós, não ter onde estacionar o carro, e, depois disto tudo, fazer outros 300km de regresso a casa. Descansar?
Yeah right...

sexta-feira, abril 27, 2007

O Jornal Nacional

Falta-me um bocado a paciência para ver notícias em Portugal. Só servem para um gajo ficar deprimido com a vergonha de País em que vivemos.

A Câmara de Lisboa é uma bandalheira. à semelhança de tudo o que mete políticos. Muito dinheiro, muita gente a querer meter a unha, e o povo a pagar e a vir para a Av. da Liberdade todo contente porque temos o 25 de Abril.
É obvio que alguém encheu os bolsos com o caso Bragaparques. Qual é a novidade? Merece 7 minutos de horário nobre?

A Câmara de Setúbal também orientou um esquema interessante de reforma compulsiva aos funcionários exemplares. E então?

Numa manifestação anti-fascista não autorizada, parece que 5 polícias e 2 pessoas levaram no trombil. É pena terem sido tão poucos.

Já o PNR tem uma manifestação autorizada para 1 de Maio. Ora os fascistas são autorizados e os anti-fascistas não são. Presumo que o governo seja composto por...

E o Pina Moura foi nomeado para a direcção da Media Capital, uma empresa privada, e o parlamento vem perder horas a debater isto. Já não tem mais ninguém para roubar, para se preocuparem com uma nomeação para uma empresa privada??

Já o Paulo Portas, que se lembrou de voltar à politica activa, quer um novo modelo de debate mensal. Porque agora? Quando eras governo não mexeste na coisa e agora cagas posta de pescada? Caladinho mas é...

E parece que querem um referendo para o tratado da constituição Europeia. Para que? Para termos mais um referendo com 70% de abstenção?

Na Madeira, Alberto João continua a gozar com tudo e todos. Trata o primeiro ministro da nação por o Sócrates. Lindo. Chama ao pessoal de Lisboa de malucos. Um bêbado ao nível de Ielstin, ainda lhe dão direito de antena? Era suposto o jornal Nacional ser uma coisa séria...

200 funcionários do Ministério da Agricultura protestam contra o regime de mobilidade especial. Eu se tivesse um grande ordenado e não tivesse nada para fazer, também protestava. No entanto, são 3000 pessoas afectadas e só 200 se manifestam. Tiro o meu chapéu aos 2800 Portugueses com juízo.

E os estudantes mandaram postais a contestar Bolonha. Desperdício de papel, mas ok...

Já na Pontinha, os alunos estão contra os assaltos recorrentes na sua escola. A sério? Entretanto a reportagem foi abaixo. Quem terá roubado a câmara ao repórter?

PT Multimédia finalmente separada da PT casa-mãe. Isto para o 3º trimestre de 2007. Consequências da OPA. Tenho sérias dúvidas que isto seja proveitoso para alguém, mas eu já não sou cliente destes senhores.

Parece que um médico burlou o estado em 4 milhões de euros. Prescrições de exames indevidos, falsificações de assinaturas de médicos e doentes. Confessou tudo e quer devolver à ADSE a massa que roubou. Para isto, quer ser solto e exercer a sua profissão. Multicare, Médis e companhia que se cuidem, são vocês as próximas vítimas.

Uma mãe de 24 anos deu um pontapé do fígado da criança e matou-a. Confessou que batia frequentemente na cria. Entretanto estão à venda 3 crianças no OLX. Fica tudo chocado pelo tráfico e venda de crianças. É melhor dar-lhes pontapés no fígado!!!!

Nos Açores, por causa da violência doméstica, foi criado um espaço de apoio à mulher. Viva a discriminação! E os homens que levam na tromba da mulher? Quem os protege?

Voltando à noticia da escola da Pontinha, no meio de toda a confusão a polícia prendeu um aluno. Adivinhem: era preto! Viva o racismo, que continua aceso e vivo nas nossas forças policiais!

Benfica-Sporting: todas as claques vão ficar no primeiro anel. A sub-comissária Paula Monteiro vem fazer contas para a conferencia de imprensa, a dizer que não há termos de comparação. Devia estar era calada, a Juve Leo é uma cambada de meninos de coro quando comparada com os super-dragões. Quem fez bem foi quem os barrou em Alverca, e os devolveu à procedência.
Já o Fernando Santos vem dizer que está a fazer um grande trabalho. 17 jogos sem perder é maravilhoso. O facto de estar em 3º no campeonato, de ter os adeptos contra ele e mesmo o balneário, isso são pormenores rascas. No Sporting está tudo em condições para jogar, mas parece que a preocupação agora é a renovação do Nani e do cabeçudo do Moutinho, para além do Tello e do Custódio, e do Paulo Bento. Não percebi foi a ideia da repetição do Leiria-Sporting. Quem me anda a mim andar a leste do mundo desportivo.

Fucile lesionou-se. Tadito. Já não faz falta, são campeões desde a primeira jornada do campeonato. Talvez antes ainda. Jaime Pacheco quer ganhar o jogo. Viva o Alzhaimer, que anda a queimar a careca do Jaime. Já não és jogador dos tripeiros pá, agora és treinador dos panteras!

E chega, já não me apetece comentar mais. Já lá vão 40 minutos sempre a escrever, bahhhh!


segunda-feira, abril 23, 2007

Notícias Recentes

Boris Ieltsin morreu.
Os produtores de vodka russos temem dias negros num futuro próximo...

Durante o fim de semana

Na Lagoa de Santo André. Para não variar.
Apesar de já lá ter internet, tenho de optar entre ela e isto:




Acho que tomei a decisão correcta.
Boa semana a todos nós.

quarta-feira, abril 18, 2007

Poema


Tadeu Anacoreta
Ceguinho que nunca viu
Vai tocar corneta
Para a puta que te pariu

Autor desconhecido


segunda-feira, abril 16, 2007

Caro Fernando Santos

O meu Benfica joga hoje. Digo o meu Benfica, porque tenho 25 anos de sócio, dos quais mais de 10 como pagante efectivo.
Tenho Sportv em casa, pago uma mensalidade para conseguir ver um pouco do meu clube sem ter de ir ao café da esquina.
Actualizei os meus dados para que o clube não tenha de gastar dinheiro ao enviar correspondência em papel para a minha morada.
Comprei acções da SAD, para que o meu Benfica seja ainda mais meu.
Festejei títulos, sofri nos jogos que assisti no estádio. Guardei garrafas de vinho do Benfica durante 11 anos, que me souberam lindamente quando fomos campeões pela mão do Trappatoni.
Acho que mereço respeito enquanto sócio, enquanto accionista da SAD, enfim, enquanto teu patrão. Eu e os outros todos que lhe pagam o ordenado.
Se tanta gente acha que Moreira deve ser o titular, se os seus titulares cometem erro após erro, porque não experimenta, ao menos, para ver no que dá?
Se o Mantorras diz que pode jogar, se o departamento médico concorda, porque é que insiste em gozar com o rapaz, e só lhe dá 10 minutos por jogo, quando, por norma, pouco ou nada resta por fazer?
Se optou por um plantel com 24 jogadores (não tenho certeza do número), porque é que só conta com 13 jogadores? Para que contratar Miguelito, Manú, Paulo Jorge, entre outros?
Senhor Engenheiro Fernando Santos. A Sportv, ali na sala de estar, hoje está desligada. E a culpa é sua. Ouvi falar que era Benfiquista. Chegou a altura de o mostrar.

domingo, abril 15, 2007

Resumindo

Nunca um assunto foi tão debatido neste espaço. Fico contente por ter leitores com opinião formada sobre um assunto como este.
Tentando resumir um bocado a questão:
- Pouco nos interessa se o primeiro ministro possui ou não um curso superior, seja ele qual for. Interessa-nos mais saber se ele mentiu ou não mentiu. Na minha opinião, mentiu. Da mesma forma que mentiu quando disse que não lhe passava pela cabeça aumentar os impostos, e aumentou 2 pontos na taxa de IVA, aumentou o imposto sobre o tabaco e sobre os combustíveis, entre outros.
- Confunde-se um bocado o engenheiro com o licenciado em engenharia. Engenheiro é só aquele que está inscrito na ordem. Sócrates não está. Mas a maioria das pessoas que são tratadas por engenheiro também não estão inscritas. Eu sou licenciado em Geologia e não pertenço à associação, serei geólogo?
- Públicas e privadas, onde está a virtude? Cada um puxa um pouco a brasa à sua sardinha. Será difícil todos concordarmos uns com os outros. Mas todos concordamos que o sistema de acesso ao ensino superior não é justo, e devia ser revisto. Porque se o ensino superior privado é discutível, algumas instituições de ensino secundário privado são completamente "olha toma lá não sei quantos euros dá-me cá uma nota para entrar em medicina".
- Acho que o Marcelo Rebelo de Sousa é que tem razão. Sócrates não esclareceu os Portugueses, porqur fugiu das questões pertinentes. Notas lançadas em Agosto, certificados emitidos ao Domingo? Estamos em Portugal, isto não funciona em Agosto!!! Muito menos ao Domingo!


quarta-feira, abril 11, 2007

Ainda o caso Sócrates

Assisti hoje à entrevista de Sócrates à RTP1.
Fiquei na mesma.
Para mim, Sócrates não comprou o curso. Não foi favorecido por ser ministro, deputado, ou o que quer que seja.
Gerir uma grande instituição não é fácil. E uma faculdade, com centenas de alunos, é sempre uma grande instituição.
Eu tirei o curso na respeitosa FCUL. Uma colega passou a uma cadeira sem ter ido a exame. O professor enganou-se a lançar a nota a alguém, e ela safou-se. Física, ainda por cima. Outros tiraram o curso à base de cábula, outros conheciam os professores, outros tinham um irmão que já lá tinha andando, enfim...

Conheci outras pessoas que tiraram o curso em privadas. Alguns, porque não se importaram com a secundária, outros porque o curso que queriam só era leccionado numa privada, outros por causa do pós-laboral, por diversos motivos.

Como apenas frequentei a pública, não tenho termo de comparação. Mas ouvi histórias de negociatas de notas às cadeiras. Histórias de vida académica baseadas em borgas, praia, passeios, viagem de finalistas, e nada de aulas. Quer nas públicas, quer nas privadas.

Mais: muitos professores das privadas dão aulas nas públicas. Os mesmos conteúdos. Os mesmos critérios.

Então o que é que distingue estes dois tipos de instituição, e o que motivou as minhas palavras anteriores? O dinheiro.
Numa privada, temos de pagar uma propina. Numa pública também, mas em menor quantidade.
Imaginem-se gestores de uma faculdade privada. O vosso negócio é vender cursos. O vosso público, os clientes, são os alunos. Como em qualquer negócio, temos de pesar os prós e contras, temos de tomar decisões. O cliente tem de ficar satisfeito com o serviço prestado.
Problema: quantos de nós, alunos, é que nos preocupamos com uma formação adequada, competente, íntegra? Muito poucos. O que importa é fazer as cadeiras. Quando um professor nos chumba, é logo um filho da puta. Se um professor usar um critério muito rígido numa pública, azar o dele. Ninguém lhe faz nada. Numa privada, o gestor não acha piada. Porque se ganha fama de faculdade difícil, o que gera má publicidade boca a boca, o que implica perda de potenciais alunos. Por outro lado, o chumbar o aluno também implicada uma nova matrícula, ou seja, o rentabilizar daquele cliente. Talvez por este aspecto, o ensino privado seja desacreditado neste país. Não tanto pela corrupção, que existe em todo o lado, pelos favorecimentos, pelas cunhas, tudo isto existe nas duas versões.
Agora normas internas sobre taxa de aprovação, isso acredito que exista especificamente nas privadas.

Questão: será a avaliação assim tão taxativa? Será que os alunos, apesar de uma avaliação mais mole, não são tão bem ou melhor formados que os das públicas?

Não sei responder à questão anterior. Sei que magooei um amigo ao meter a farinha toda no mesmo saco. Sei que devo uma interpretação mais profunda do que penso acerca disto.
Não sei como me saí.

terça-feira, abril 10, 2007

Oba Oba

Mas que raio de País escolhi eu para viver?
Que raio de terriola, em que para se chegar a ministro, deputado e primeiro-ministro, se tem de mentir aos eleitores, dizendo que se tem uma licenciatura, quando na verdade se comprou um título em forma de canudo?
Que raio de local mal frequentado é este em que um jardineiro da Câmara Municipal de Lisboa foi despedido e sujeito a um processo por ter ocultado que tinha uma licenciatura, logo qualificações a mais para o cargo que exercia?
É o mesmo País, a mesmas terriola, o mesmo local mal frequentado que vai ignorar que o Primeiro-Ministro, figura de topo no que diz respeito à representação nacional, lhes mentiu (mais uma vez) acerca das suas qualificações.
Eu já ficava de pé atrás quando alguém me dizia que estava a tirar ou tinha tirado o curso numa faculdade privada. Nunca achei justo que se pagasse por um curso, só porque não se conseguiu a média para entrar na pública. O desgraçado que não tem pai rico ou que não foi ao BES não terá essa oportunidade.
Este caso Universidade Independente, aliado ao caso Sócrates, para não esquecer a bronca da Moderna (lembram-se), veio dar o último pontapé no ensino privado Português.
Lusófona? Moderna? Independente? Lusíada? UCP? Não me parece, no dia em que tiver de contratar alguém, prefiro um não-licenciado a um canudo importado directamente da Tailândia.

A todos os leitores que tiraram o curso numa privada e não concordam comigo, paciência. É a minha opinião, não a vou alterar e não vou deixar de a transmitir aqui. Sintam-se à vontade para me chamar nomes, os comentários servem para isso mesmo :)

sábado, abril 07, 2007

A Diana

Em Novembro, falei-vos desta menina.

Agora, estou em Vila Real de Santo António, e voltei a tirar algumas fotografias. Está muito gira, a sacana da gata!!




terça-feira, abril 03, 2007

Actualizações

Tenho andando a ler os blogs do costume nos últimos dias. São os que estão na lista de link aqui ao lado, não são muitos, mas falta-me tempo para os ler todos, todos os dias. Como tal, tenho de o fazer às prestações.
E, com isto, não tenho tempo para escrever o que quero, no meu próprio blog.
Então vamos por partes.
A ex-colega do lado. Passou a ex porque mudou de secretária. Para os mais entusiastas, ela não foi despedida. Porque apesar de tudo o que eu escrevo aqui, a moça não é má funcionária. É produtiva q.b. Tem o trabalho em dia. Só não sabe trabalhar em equipa e viver em sociedade, mas ninguém é perfeito. Mudou de lugar porque a outra secretária ficava próxima do ar condicionado. E, com o aproximar do verão e do calor, para evitar conflitos, mudou para outra mais longe. Atitude sensata, cheia de bom senso. Acho que é a primeira vez que vejo uma atitude de bom senso por parte dela. Menos mau. Por outro lado, naquela secretária já ninguém consegue ver o tempo que ela passa no messenger, no hi5, nos blogs e na net. Ninguém excepto o patrão, que está mesmo por trás do lugar dela. O que faz com que, a partir de agora, deixe de me preocupar com este assunto. Finito.

Salazar ganhou o concurso dos grandes Portugueses. Achei imensa piada. Para mim, tinha vencido D. João II. O homem responsável pelos descobrimentos, o único feito que nos distinguiu dos restantes, e nos tornou nos maiores do Mundo. Salazar foi grande, sem dúvida. Foi o homem certo no sítio certo. Safou-nos da 2º guerra mundial, safou-nos de uma ditadura Comunista. Fiquei contente por não ter ganho o Cunhal. Quem foi Cunhal? Ninguém! Uma sombra de Salazar, tudo o que fez foi combater um regime para o substituir por outro. Na minha opinião, os comunistas são os tipos mais fascistas que existem. Olhemos para Cuba e para a ex-URSS. Depois o outro gajo, Aristides qualquer coisa, alguém sabe quem é? O que é que ele fez de notável para a generalidade dos Portugueses? Nada!! Tretas.

Entretanto, estava numa de ir aos Açores. Três dias na ilha Terceira. Viagem de ida e volta, hotel de quatro estrelas, carro durante os três dias, pequeno almoço e mais nada. Falei com as pessoas, decidimos a data, marcaram-se férias. Quando vou marcar a viagem, dizem-me o seguinte:
"Ah e tal, afinal há mais um suplemento de avião, no valor de 107€ por pessoa." Para quem começou por pedir 189€ por pessoa, chamar suplemento a 107€ é, no mínimo, falta de respeito pelo cliente. Acho que o governo quer acabar com esta vigarice, mas deve ser difícil.
Ainda não é desta que vou visitar o Atlântico Norte.

Depois, esta senhora. Não conheço. Não leio o blog dela. Não devia fazer juízos de valor. Do que me apercebi, existe um círculo de blogs, de senhoras como esta, em que o objectivo é visitarem-se umas às outras todos os dias, comentar qualquer coisa, por muito estúpido que seja o post ou o comentário, e acumular visitas e comentários nas caixinhas. Quem tiver mais comentários e visitas, ganha o prémio de blog mais badalado do jet blog nacional. Nada de mais. Noutros tempos, dizia que são uma cambada de desocupados que fazem isto no emprego, quando deviam estar a produzir para o patrão. Mas hoje estou calminho e não digo isto.
O que digo é que, ao visitar 150 blogs por dia (como li num comentário) deixar um comentário em cada, alimentar o blog pessoal, e depois, se der tempo, comer, dormir, estar com a família, amigos, passear o cão, etc. etc. torna-se complicado.
Algo tem de ficar para trás. Ou então, poupa-se tempo no que se faz. E, a senhora acima referida, poupa tempo a pensar. Escreve sem pensar. Não se pode perder tempo com palermices. Afinal, ainda tenho de comentar mais 76 blogs.
A senhora não sabe como se escreve pensaste ou pensas-te. Escreves-te ou escreveste. São pontapés no Português que nunca mais acabam. E não estou a a falar de gralhas de teclado, que isso acontece a toda a gente. Será que a Alexia foi concorrente da Bela e o Mestre, tendo sido dispensada logo na primeira semana? Não! A Alexia tem de comentar imensos blogs, por isso não pode escrever em bom Português!

segunda-feira, abril 02, 2007

Praia da Poça

Existem dezenas de praias ao longo da linha. Começando pela praia de Algés, degradada e poluída, até às praias do Guincho, temos vários pedaços de areia, de diferentes dimensões, a que alguém chamou praia.
A nossa ideia de praia é uma extensão de areia dourada, junto ao mar, com muito sol, para dar uns belos mergulhos. Aquelas praias de areia preta, ou de calhaus rolados, ou praias fluviais, fogem um bocado à praia ideal que brilha na nossa mente cada vez que se fala delas.

Conheço poucas praias da linha. Porque não sou muito amigo de me meter num sítio com 500 mil Portugueses, porque tenho outras de qualidade muito superior no Alentejo, e porque tenho preguiça de conhecer. Mas, por motivos bizarros, que contei aqui há dias, acabei por conhecer a praia da poça e o Paredão do Estoril. Nesse dia, uma prova de bodyboard desenrolava-se nas águas da zona, e todo o aparato da organização ocupava o Paredão. Montes de pessoas a ver as provas e a aproveitar o sábado solarengo.
Confusão, e má impressão do local.


Esta sexta voltei ao local, pelas mesmas razões que me levaram lá anteriormente. Dia de semana, sem grandes confusões, quase ninguém por lá. Foi uma hora de almoço diferente. Deu para finalmente entregar os meus bordados à Clara, algo que tinha para fazer ao tempo. Muito fixe, valeu mesmo a pena.


Volto em breve para tratar dos assuntos pendentes