terça-feira, outubro 03, 2006

Não percebo nada disto

Aqui há uns anos atrás, quando trabalhava nas Torres Gémeas do Green Park, ali em frente ao Hospital de Santa Maria, onde em tempos funcionou a SAD do Sporting, a segurança das instalações era assegurada pela Prossegur e por um polícia da PSP. A Prossegur era responsável pela recepção dos dois edificios. Abria a cancela do estacionamento a quem não tinha comando mas tinha estacionamento autorizado, recebia o correio, atendia telefonemas, encaminhava os visitantes ao sítio certo, etc. etc. Nunca vi nenhum vigilante da Prossegur a fazer justiça ao nome Segurança Privado. Ainda bem, sinal que vivemos numa cidade minimamente civilizada.

Diga-se, de passagem, que dos vários vigilantes/seguranças que conheci naquele edifício, simpatizei com todos. Presumo que o critério de selecção funciona.

Relativamente ao polícia da PSP, a sua principal função era controlar os estacionamentos, nomeadamente os estacionamentos em segunda fila. Certos inconscientes estacionam o carro em qualquer lado, mesmo em frente do acesso à garagem, ou dos lugares reservados a cargas e descargas, que felizmente existem em alguns edifícios.

Os custos referentes à segurança e ao policia destacado eram suportados pelo condomínio dos edifícios.

De um dia para o outro, o policia desapareceu. Ao confrontar a PSP, ficamos a saber que esta entidade deixou de destacar efectivos para este tipo de serviço. Tudo bem.

Agora o que eu não percebo é o seguinte: todos os dias, às horas de entrada e saída de uma instituição de ensino privada, em frente às Amoreiras, designada por Liceu Francês ou Colégio Charles Pierre, se não me falha a memória, dezenas de carros topo de gama estão parados em plena faixa de rodagem, numa das principais artérias da cidade. A confusão gerada no trânsito é enorme. E a comandar a operação, a mandar parar o trânsito para os carros encostarem e retomarem a marcha, está o senhor policia da PSP. Se não está destacado e a receber do Liceu Francês, então está a ser pago por mim e pelo caro leitor.

É justo? Está certo?
Não me parece...

5 comentários:

Cláudia disse...

Infelizmente...as coisas em porgutal são assim!
Também não acho muito justo!

Mikas disse...

Não, realmente não é muito justo.
Respondendo às tuas perguntas:
1. Os textos porque me tocam na pele, porque gosto do tema, da escrita.
2. Fui eu que tirei a foto, sozinha.

Bjoka

Anónimo disse...

E junto à Cidade Universitária, junto à casinha do Mário Soares, a confusão que os papás dos meninos que frequentam o Colégio Moderno (por mero acaso tb da família Soares) fazem???

Interrompem COMPLETAMENTE a rua (ainda pior do que no Colégio Francês) e não deixam seguir quem quer ir para Entrecampos!

Os responsáveis pela confusão já conseguiram alterar o esquema de circulação naquela rua (pq será?), estacionam os autocarros na via pública...

O polícia que está a "tomar conta" da residência de tão ilustre sr nunca viu a confusão? Pq não chama os seus colegas do trânsito?

Perguntas para as quais não encontro qualquer resposta (A)(A)(A)(A)

rita disse...

pois que julgo que esta é uma situação pouco correcta que acontece um pouco por todo o país...
infelizmente, parece que procuram escolhem o que mais convém segurar/assegurar, e até dou de barato que não o escolham, mas a imagem que transmitem, de facto, não é a mais positiva.

Insueto disse...

Ora, pois, aí é que está...