terça-feira, abril 10, 2007

Oba Oba

Mas que raio de País escolhi eu para viver?
Que raio de terriola, em que para se chegar a ministro, deputado e primeiro-ministro, se tem de mentir aos eleitores, dizendo que se tem uma licenciatura, quando na verdade se comprou um título em forma de canudo?
Que raio de local mal frequentado é este em que um jardineiro da Câmara Municipal de Lisboa foi despedido e sujeito a um processo por ter ocultado que tinha uma licenciatura, logo qualificações a mais para o cargo que exercia?
É o mesmo País, a mesmas terriola, o mesmo local mal frequentado que vai ignorar que o Primeiro-Ministro, figura de topo no que diz respeito à representação nacional, lhes mentiu (mais uma vez) acerca das suas qualificações.
Eu já ficava de pé atrás quando alguém me dizia que estava a tirar ou tinha tirado o curso numa faculdade privada. Nunca achei justo que se pagasse por um curso, só porque não se conseguiu a média para entrar na pública. O desgraçado que não tem pai rico ou que não foi ao BES não terá essa oportunidade.
Este caso Universidade Independente, aliado ao caso Sócrates, para não esquecer a bronca da Moderna (lembram-se), veio dar o último pontapé no ensino privado Português.
Lusófona? Moderna? Independente? Lusíada? UCP? Não me parece, no dia em que tiver de contratar alguém, prefiro um não-licenciado a um canudo importado directamente da Tailândia.

A todos os leitores que tiraram o curso numa privada e não concordam comigo, paciência. É a minha opinião, não a vou alterar e não vou deixar de a transmitir aqui. Sintam-se à vontade para me chamar nomes, os comentários servem para isso mesmo :)

11 comentários:

eu mesma disse...

Concordo plenamente.
As privadas até podiam ter bom nome (como por exemplo, a Católica) mas com estes casos torna-se dificil dar alguma credibilidade a estas instituições.
O que faz este negócio dar lucro (e barracadas) é a ânsia das pessoas terem um canudo...

Cláudia disse...

No meu caso, so pude mesmo tirar curso no privado, ou então ir para os Açores (por incrivel que parece, o meu instituto nos Açores era estatal...nunca percebi).
Quando abriu falencia, tentamos
(alunos e alguns professores) que o instituto fosse integrado no ensino publico, mas aos manda chuva isso não interessava, porque perdiam o tachito deles.
Conclusão, foi integrada na Lusiada.
É uma tristeza.
Concordo contigo (acho que é a primeira vez)

bEtA disse...

Quanto à licenciatura do Sócrates,ainda não falo.. ainda não sei o que se passou mm..Mas quanto às faculdades privadas concordo ctg. É uma vergonha.. tenho amigos que andam em privadas e o ensino e exigência não têm nada a ver :/

Enfim... disse...

eu vougostar de ouvir o que ele tem a dizer sobre isso mas por ai podes ver como vai a educação no nosso pais não será?! belo exemplo...afinal de conta os exemplos vem de baixo ou de cima?! ja n percebo nada
pais de merda este

Bjokas

João disse...

Vou arriscar-me a dar a minha opinião e depois levar um enxerto de porrada :P

Quanto às privadas, de acordo. Nunca percebi porque existiam. É como chamar ao estado "incompetente" pelo ensino universitário. Felizmente, estudo no público.

Quanto ao alarido que anda por aí sobre o Sócrates, é uma pouca vergonha.
Não o que ele fez ou deixou de fazer, mas a forma como os midia intoxicam a opinião pública com um pormenor que não interessa nem a um caracol.
Não tenho filiação política nem estou a defender o homem, mas irrita-me ver como se trata este tipo de casos.

O homem, para que fique claro, tirou o curso numa universidade PUBLICA - em Coimbra, e como teve que se mudar para Lisboa, optou (bem ou mal) por acabar as 5 cadeiras que lhe faltavam na Independente.
Engenharia Civil é um curso de 10 semestres. 9 foram feitos numa universidade pública. Será correcto dizer que "comprou" o diploma?

Quanto ao mentir ao portugueses sobre as qualificações, ele não mentiu em nada. Simplesmente usou o título de Eng.º quando era somente licenciado em Engenharia Civil.
Pá.. para mim o homem é engenheiro.. A Independente não está inscrita na Ordem? Mas Coimbra está! E agora? O que pesa mais?

Metade dos engenheiros que andam neste país, andam portanto, a usar indevidamente o título. Sim, porque muito poucos cursos estão inscritos na ordem.

"ai mas ele formou-se em 95 e nas estatísticas diz que não se formou ninguém na Independente nesse ano"
A culpa é do homem? Tem lá culpa que os serviços académicos andem a dormir e não tenham transmitido as informações ao observatório de TODOS os alunos de engenharia que terminaram o curso em 95?

Enfim.. enquanto se discute o "Eng. Sócrates" ou o "Licenciado em Eng.ª Civil Sócrates", o País continua alegremente a andar para trás.
Deixem estar. É mais bonito ver isto!

ManUel disse...

não é assim tao simples.

Sócrates tem o bacharel em Coimbra, já se é reconhecido pela ordem dos Engenheiros apenas com o bacharel?

Sócrates nao conseguiu terminar no ISEL o que terminou na Independente. Tinha 5 cadeiras para fazer em que 4 delas eram dadas pelo mesmo professor, que SÓ por acaso, já tinha sido assessor de um ministro qualquer do PS.

Para mim quer tenham licenciaturas em privadas, publicas, ou apenas a 4ª classe é indiferente. O que interessa é o trabalho que desempenham nas suas funções. Mas se se vier a provar (que eu duvido muito, embora esteja tudo escarrapachado) que ele andou com manhozices, eu nao vou querer para 1º ministro um gajo destes. Não confio.

Um tipo que quando era ministro do ambiente usava no curriculo uma pós graduação de qualquer coisa do Ambiente quando ele não tinha habilitações para isso (nao tinha tirado nenhuma pos graduação).

Muitas pessoas usam o titulo indevidamente simplesmente por nao estarem inscritas na ordem. Em vez de serem engenheiras são licenciadas em Engenharia.

Serviços académicos a dormir? Mas tens a certeza que estiveram a dormir? Ou simplesmente olharam para as pessoas que se formaram nesse ano nesse curso e curiosamente nao viram la ninguem? É que isto nao se sabe.

Se ele tivesse de consciencia limpa teria ido falar à televisao bem mais cedo. Não vamos negar mas neste mundo merdoso de politicos há SEMPRE trafulhices.

Sara MM disse...

é das tais coisas.... enquanto não nos acontece a nós, o melhor é estarmos caladinhos...

... ou vem ler isto se um dia um filhote teu te pedir para pagar uma privada!!! aaaaaaaah!ah!ah!



VIVA a FCUL!!!

:oD

GoMi disse...

Rui, como deves saber tirei o curso numa privada, e por acaso como também sabes foi na Independente. Achei piada às tuas bocas mas não sei se as compreendo. Se estavas a tentar piada desculpa mas não tiveste nenhuma, porque está em causa muito mais que simples piadas, estão em causa a vida de muitas alunos que investiram numa Universidade e por causa de guerras directivas está em vias de fechar.
Percebi que estás de pé atrás cmg, pq sim, tirei o curso numa privada. Tens razão, não consegui média para a pública, pois no ano que entrei não houveram vagas na 2ª fase. Mas tenho orgulho na minha Universidade e foi por opção que me inscrevi nela. Para me justificar, podes consultar os protocolos que a UnI tem (falo em Engenharia Informática), com Cisco, Microsoft, Sun… Nos exames para as diversas ordens tem 100% de aprovação. Tem vários ex alunos em importantes cargos, e não falo do 1º ministro. Maior parte dos Professores dá aulas nas públicas, inclusive no tão famoso IST. Tudo bem que possa não ser tão exigente, mas eu sei que não foi fácil tirar lá o curso, tu sabes que se fosse um canudo pago eu tinha-o feito em 5 anos… Quanto à ultima parte que não irias contratar alguém, sinceramente agora também não me parece que eu quisesse ir trabalhar para ti… Desculpa mas sim fiquei chateado!

ManUel disse...

olha olha.... mais uma pessoa da grande FCUL :D olhos postos na famosa esplanada do c5:P

Marta disse...

Primeiro de tudo não me interessa se o 1º ministro tem canudo ou não, não reconheço as pessoas por isso. Até porque ele tem feito, através de uma boa equipa que escolheu, mais coisas pelo futuro de Portugal do que os Profs. Doutores deste país. (Não. não sou do PS); segundo é um erro dar demasiada importância a este assunto porque ele, na minha opinião é uma manobra de distracção, porque a oposição não tem por onde pegar ao Senhor Sócrates.
Terceiro existem cursos que só as privadas possuem p. ex.no Isla e no ISPA. E não falem da falta de exigência das instituições, porque são as pessoas que frequentam essas instiuições que tem de ser exigentes, Cada um faz o seu percurso. Não, não tirei um curso na privada, tirei no ISCTE, mas conheço gente de muito valor na privada e conheço muita fraude da pública. Como pessoa sou contra as generalizações.

NAM disse...

Bem, quanta ignorância e preconceito...