segunda-feira, abril 30, 2007

Orgulho em ser mais que os outros

Ser Português é ser mais que os outros.
Somos espertos que nem um... Português. Não consigo encontrar um termo de comparação, porque nada nos chega aos calcanhares.
Hoje, enquanto estava a encher uma placa de cimento armado, onde irá ficar o meu assador e bancada de apoio (tipo aqueles que se vendem no AKI, mas este feito de raiz por mim), ouvia um qualquer noticiário, não reparei em que canal estava a televisão. A peça em questão retratava os burgueses que, como eu, se deram ao luxo de pegar nas malas e bazar de Lisboa, com destino a umas mini-férias. Parecendo que não, são quatro dias que convém não desperdiçar. Mas enquanto eu, que sou louco, aproveito as férias para tratar da horta ou para fazer obras na casa nº 2, a maioria dos meus patrícios vai para o Algarve.
E o que é que o Algarve tem para atrair tanta gente?
Resposta: Praia.
Mas parece que o tempo não está muito para praias. Temos pena, o tempo é cada vez menos certo.
É evidente que os nossos jornalistas, também interessados em passar pelo Algarve nesta altura, resolvem fazer esta pergunta a quem passa na rua:
"Ah e tal, veio para cá para ir à praia, mas o S. Pedro trocou-lhe as voltas."
E a transeunte responde:
"Nada disso, eu vim para cá para descansar!!!"
(Reconhecer que o S. Pedro lhe tinha trocado as voltas é significado de estupidez, e a senhora era Portuguesa, logo esperta...)
Ora descansar.
Meter-me num carro, fazer 300 km para lá, ir para um sítio monótono, cheio de pessoas que vão fazer exactamente a mesma coisa que nós, não ter onde estacionar o carro, e, depois disto tudo, fazer outros 300km de regresso a casa. Descansar?
Yeah right...

4 comentários:

Sandrinha disse...

Yeah right...

:o)

NiNa disse...

Mto tu gostas de criticar os teus compatriotas...oh mau feitio :P
Acredito que sim... tu podes-te meter num carro e fazer 300 kms e mesmo assim ao fim de 4 dias dizeres que descansaste! O que importa é a paz de espiríto, a paisagem, o passeio, o convívio...E o Algarve quer queiramos ou nao é a região do país que tem melhor clima! Logo propício ao descanso e não simplesmente a praia (embora reconheça q seja um atractivo enorme). Eu posso dizer que adoro passear na praia no Inverno :P e não me importava de ir para o Algarve pra fazê-lo, ou qlqr outra regiao desde que me fizesse esquecer a minha rotina. A própria noção de descanso varia de pessoa pra pessoa (tb isso conta!) pra ti, este fds, mesmo estando a tratar da horta, terá sido um descanso certo!? (o q para mim e inconcebível!)
E como ha mto q andava desparecida uma beijoca gde "resmungão" :P

bEtA disse...

lol! pois, não me parece que tenha lá ido sem a intenção de ir para a praia..

Anónimo disse...

sério, não podia estar mais de acordo contigo. Um valente abraço.