Fotografia é uma técnica de gravação por meios químicos, mecânicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa.
A palavra deriva das palavras gregas φωτος phótos ("luz"), e γραφις graphis ("estilo", "pincel") ou γραφη graphê, significando "desenhar com luz" ou "representação por meio de linhas", "desenhar".
Segundo Roland Barthes a fotografia possuí uma linguagem conotativa e denotativa (O óbvio e o obtuso). A linguagem denotativa é o óbvio: tudo o que se vê na fotografia, tudo que está evidente. O conotativo é o obtuso: toda a informação ímplicita na fotografia. O enquadramento da foto, o posicionamento da câmara mais para cima ou mais para baixo dando noção de superioridade ou inferioridade... Tudo isso se trata de informações conotativas da fotografia, que geralmente revelam uma bagagem social e cultural do próprio fotógrafo.
Para muitos, uma boa fotografia é a que junta em iguais partes o lado conotativo com o lado denotativo. Uma fotografia com excelente imagem e cheia de significado. Concordo, mas uma boa imagem é sempre uma boa imagem, quer tenha ou não significado. E o que pode significar muito para mim, pode não dizer nada ao meu vizinho do 3º esquerdo. E depois a eterna questão: macros, panoramicas, fotografias à noite, etc. etc., quais as melhores.
Para mim é simples, a boa foto é a foto que faz click na máquina e dentro de nós. E as duas seguintes enquadram-se.
5 comentários:
Belas fotos. Boa sorte com a nova máquina. Cumpts.
A foto do forte é lindíssima! Adorei. E quanto à fotografia, é isso mesmo: o importante é tirá-la e ouvir o click cada vez que olhamos para ela!
temos artista!!
vim retribuir a visitinha que fez à sua tia! apareça mais vezes, será sempre bem-vindo!!
e agora se me permite, vou dar um giro por este seu cantinho!
Ena!
bem.. imagino ver ao vivo... tirar a foto.. :)
Enviar um comentário