quinta-feira, novembro 02, 2006

Dia de Finados

Hoje é dia de finados. O dia em que muita gente vai até ao cemitério, ver as campas dos entes queridos. Quer dizer, actualmente não é isso que acontece. Como temos o feriado de 1 de Novembro, e a malta até trabalha, aproveita-se o feriado e antecipa-se o dia de finados.

O culto dos mortos. Eu, particularmente, não concordo com este tipo de ritual. Acho incrível certas e determinadas pessoas gastarem uma pequena fortuna em caixões, campas ou jazigos, cerimónias fúnebres, flores e estátuas, mas não gastarem nem metade disso enquanto a pessoa era viva. Pelo que me parece, e não querendo impor esta ideia a ninguém, depois de morto uma campa toda pipi não me serve de nada!

Neste dia, o preço das flores sobe astronómicamente. Alguns cemitérios cortam o abastecimento de água. Procedimentos ridículos. Se calhar quando os velhinhos estavam no lar, ninguém se lembrava de lá ir levar uma caixa de biscoitos, ou mesmo um ramo de flores!

Para mim, quando alguém morre, está morto, nada mais há a fazer. Era queimar e aproveitar a cinza como fertilizante. Tudo bem que ainda não perdi nenhum familiar próximo. Talvez mude de opinião quando isso acontecer. Mas tenho sempre aquela ideia: grandes campas depois de morto implicam alguns remorsos de acções que ficaram por fazer em vida.

4 comentários:

Cláudia disse...

Também não acho grande piadex a este feriado...
Parece que vai tudo a correr uns dias antes do feriado ao cemiterio para por as campas bonitas...palhaçada
E as floristas aproveitam-se de forma estupida...enfim.

Enfim... disse...

eu pessoalmente ja perdi familiares bastante proximos, no entanto não deixo de ter a mesma ideia que tu, é ridiculo de facto.Bjokas

Maria Strüder disse...

Felizmente nunca perdi ninguém próximo e nunca tive em funerais.
Não compreendo é como a maior parte dessas pessoas só vão visitar esses entes queridos nesse dia, e no resto do ano?!

Sandrinha disse...

Eu perdi o meu pai... mas como não acredito que ele está lá debaixo da campa não dou importância nenhuma a este dia!