sábado, outubro 14, 2006

O mundo dos Blogs

Este é um post que eu queria escrever há algum tempo. Vai ser chato e comprido como o peixe-espada, se não quiserem perder tempo, escusam de ler.

Existem vários tipos de blog. Alguns são autenticos diários do autor, outros são centrados em determinados temas. Existe autores com diversos blogs, com diferentes temas. Política, desporto, moda, dietas, agricultura, animais de estimação, solidariedade, são alguns dos temas.

E como é que eu cheguei a este mundo? Há muitos anos, através de um colega de escola. Na altura, ninguem tinha blog, mas já o Zé Pedro tinha o seu. Na altura, a internet era apenas o ponto de acesso ao mIRC. Acidentalmente fui parar a outro blog, de uma raparida de Valongo que tentava estudar medicina. A história dela cativou-me, sem a conhecer de lado nenhum. Estes blogs entraram em hibernação, e com eles as minhas visitas a blogs.

Terminado o fenómeno mIRC, com a faculdade a meio gás, com os jogos a não cativarem da mesma maneira, começei a procurar outro tipo de ocupação. Actividades, aqui em Linda-a-Velha e na Lagoa de Santo André.

Foi assim que descobri a Formiguinha e o Alentejano. Li os blogs desde o inicio, e gostei. Gostei da proximidade que estes blogs trasmitiram, apesar de estar a ler histórias de alguem que podia estar na China. No entanto, tratavam-se de pessoas reais, que percorrem alguns dos locais que eu tambem percorro. Começei a seguir alguns dos links e a visitar alguns dos blogs de pessoas que comemtavam.

Dai a criar um blog meu foi um pequeno passo. Achei que tambem tinha alguma coisa para contar, algumas fotografias para partilhar. Com a grande vantagem de não estar a impingir nada a ninguem. Cada vez que empresto um dos livros escritos por mim a alguem, fico com a impressão que a pessoa só aceitou para não fazer a desfeita. Aqui, só vem quem quer. Quem não quer, não volta, ou filtra os posts que prefere.

Depois existe o feedback. Os comentários. É uma alegria abrir o mail e ver que temos lá meia dúzia de comentários. Gostava de responder a esses comentários, como faz muita gente, mas acho que publicar um comentário na minha própria caixa de comentários não é a melhor maneira. Preferia responder via mail, mas infelizmente a programação do Blogger não o permite com toda a gente.

Muito mais havia para dizer, mas a minha condição neste momento não me permite mais. Fica apenas um agradecimento muito grande a todos os que escrevem os blogs que eu visito, e a todos os que perdem um bocadinho da sua vida a visitar este.

Melhores Cumprimentos a todos
Rui

14 comentários:

Anónimo disse...

E foi assim que descobrimos que erámos vizinhos real e virtualmente!

Bjinhos***

Anónimo disse...

a localidadade e costa de santo andre

Alentejano disse...

Pela parte que me toca muito obrigado..........

Rui Silva disse...

Para mim é lagoa de santo andré. Já sou anterior a essa designação de costa de santo andré, contemporânea desse bairro ilegal que foi construido para substituir o loteamento clandestino.

Anónimo disse...

Ora aí está. Um passatempo: escrever umas linhas nos blogos de notas... Cumpts.

Enfim... disse...

bem...este texto emocionou-me de alguma forma lool, devias estar super serio, de qualquer forma gostei.Bom fim de semana. Bjs

Sara MM disse...

bem me parecia que o Peixe-espada não era nada chato... :oD
... mesmo se comprido! :oD

continua enquanto te der prazer...

Sara MM disse...

... é o meu peixe preferido!
... mas blogs não tenho nenhum preferido... só pessoas!

Sara MM disse...

(bloguers)

Cláudia disse...

Obrigada!
Pelo excelente blog e pela pessoa que és!
Beijinho

bEtA disse...

E ainda bem que criaste o teu :)

João Guerreiro disse...

Já sabes que venho cá regularmente, assim como tb sei que vais ao meu, apesar de protestares sempre por estar em ingles =P Está por uma boa razão! Em Portugues deixaria varios amigos sem entenderem...
De qlq forma a comentarios respondo com comentarios no meu proprio blog... É mais pratico para mim =P
Hasta!!!

Anónimo disse...

Eu também vim parar a este mundo com o blog da Formiguinha. E é assim que gosto de blogs: simples, sinceros, com alma. Como também é o teu. É espantosa a forma como o teu blog evoluiu, e para melhor, claro. Por mim, dar aqui um pulito é como ler as garrafais dos jornais: um "obrigação" diária. Beijinhos*

Anónimo disse...

Ah o alentejo que saudades...
Bem em relacao ao mundo dos blogs aqui vai o melhor que eu conheco:
webcedario.blogspot.com