sábado, novembro 25, 2006

Como mudar um médio a um Peugeot 106

A Inês fundiu um médio do seu bolinhas e não conseguiu trocar. Eu como tenho um igual, resolvi pegar na máquina e fazer um manual ilustrado. Pode ser útil tanto para ela como para outra pessoa que tenha um 106.

Isto é o meu 106 de boca aberta. Vou trabalhar no farol esquerdo, o do lado direito na fotografia. Podem reparar na bateria mesmo ali ao lado.

De seguida, em ângulo inverso, é possível ver o interior do farol. Temos uma borracha de protecçao, preta, com uma argola no topo. Essa argola não é uma pega, é a charneira, ou seja, é o elemento que junta a parte amovível da borracha à parte fixa. Eu abri enfiando o dedo na charneira e fazendo correr empurrando ligeiramente a protecção para fora do encaixe.

Já sem a protecção, são visíveis os contactos eléctricos das lâmpadas. Aquele plástico branco, totalmente à esquerda (pela fotografia parece em baixo) é o mínimo. Não nos interessa. Se fundirem um mínimo, é puxar aquilo e trocar a lâmpada.
Aqui interessa o plástico preto central, suporte da lâmpada de médio e máximo. No topo, encontram-se dois arames encaixados. É empurrar, na direcção do frente do carro, e soltar. Primeiro um, depois o outro. Depois, pega-se das duas extremidades e puxa-se para baixo. O suporte está solto e já se tem acesso à lâmpada.

A mesma fotografia, com os arames soltos do encaixe. Se compararem uma com outra, descobrem facilmente de que se trata. É só puxar o suporte preto para fora, e aparece a lâmpada.


Por fim, temos a lâmpada visível, os arames para baixo, é só separar a lâmpada do suporte, puxando um e outro em direcções contrárias. Cuidado com a lâmpada nova, elas são sensíveis e convém evitar tocar no vidro com as mãos nuas. Eu fiquei-me por aqui, a lâmpada está boa e não tenho outra para substituir. Depois é só montar tudo como estava.


Concluído o trabalho é fechar o capot e testar. Nota-se a luz acesa? Não me parece. É que já tinha trancado o carro e não me apeteceu ir lá dentro acender a luz...


E já agora, aproveitei para ver o nivel do líquido de refrigeração, aquela coisa verde feia dentro do vaso de expansão. Estava um pouco em baixo, afinal passou o verão todo e não mexi no nível.


E ver o nível do óleo. Este estava bom, tambem fez mudança à pouco tempo.


Acho que é tudo. Se quiserem mais qualquer coisa, é só pedir.

6 comentários:

Cláudia disse...

Tenho tanta coisa em casa para arranjar...que o melhor mesmo era pedir-te para vires morar comigo...eheeh
Eu não sou nada boa com livros de instruções.
Mas sem maldade ok??

Inês disse...

Pah, Rui, és um génio!! Eu já tinha mexido nessa capa de protecção preta mas depois vi tantos fios que achei que não era por aí.. Afinal parece fácil e amanhã de manhã vou lá tentar outra vez.
O meu Bolinhas não tem líquido verde nenhum!! :P Tens de ver isso.. Pode ser o fígado :D

Anónimo disse...

Abre os olhos, Rui!!!

Anónimo disse...

tens que explicar como se mudam as lampadas num peugeot 206. é divertidíssimo!

Enfim... disse...

que manual...tens jeito llooll.bjokas

Rui Silva disse...

Porra 206 não tenho nenhum por perto para fazer a mesma coisa. O meu vizinho em Santo André tem um, sou capaz de lhe pedir para fazer uma fotoreportagem quando lá for!