quinta-feira, janeiro 04, 2007

Diz que é uma espécie de implicação

Algures este fim de semana, no programa que diz que era suposto ser cómico, dos Gatos Fedorentos, vi esta adaptação da música do Represas:



É costume , no final de cada programa, convidarem um músico de renome, que faz uma adaptação de uma das suas músicas de maior sucesso. Foi assim com o Tiago, dos Toranja, não foi assim com o David Fonseca, que foi "adaptar" Mónica Sintra.

Mas não isso que me interessa.
O que me interessa, neste caso, é o conteúdo.
Será que foi o Represas que fez a transformação do poema original para este? Ou será que foram os próprios Fedorentos?
Eu atirava-me mais para a segunda opção, mas isso sou eu.

E tendo sido os Gatos a fazer a adaptação, e trabalhando eu, neste momento, como contabilista, a situação leva-me a considerar as razões e as motivações deles. Já não é a primeira vez que o contabilista é o alvo da fúria dos felinos mal cheirosos. Será inveja? Será que os tipos não sabem fazer contas? Chumbaram todos a matemática e tiveram de se sujeitar a seguir cursos na área de letras, quando o sonho secreto dos quatro era ser economista?
Não creio.
Mas acredito que o contabilista, ou os contabilistas destes senhores não seja grande espingarda. Porque a crítica humorística tem que se basear em algo concreto e real, e pelos vistos os contabilistas que estes senhores conhecem são isso mesmo.
Ricardo, Tiago, Miguel e Zé Diogo, sendo vocês meus fiéis leitores, deixo-vos aqui uma sugestão: alarguem horizontes, não metam a farinha toda no mesmo saco.
Já agora, para quem chamava a todos os seus personagens o mesmo nome, e tentava criar um tipo de humor intemporal, pegar em figuras como o Paulo Bento e gozar insistentemente com ele não me parece dentro desse ideal. Nunca quiseram repetir cenas do gajo de Alfama, por exemplo, ou dos Matarruanos, para não gastar a imagem, mas do desgraçado do Paulo Bento, isso não tem crise.
Vocês são muito bons, mas são um bocadinho vigaristas. Penso eu de que...

8 comentários:

Anónimo disse...

continuo a preferir a versão do noddy... [ainda não arranjei coragem pra mostrar aquilo à pirralha cá de casa... assim como assim, ela ainda deixava de gostar do tipo e eu é que me lixava com (ainda mais!) os teletubbies]

Anónimo disse...

Pois lá está. Para quem é contabilista, o ponto de vista pode ser esse, mas para quem não o é - como o meu caso - a crítica foi engraçada e coaduna-se com a visão geral do povo! Mas olha que eles fazem muitas criticas ao pessoal de letras: basta lembrar os anúncios da PT - "Feliz Natal" ou "Natal Feliz"!

Anónimo disse...

Deixa lá...
Eles têm alguns sketches extraordinários...de se tirar o chapéu! - mas tb induzem as pessoas em erro mtas vezes...
Não sei se reparaste aquele anuncio que dava das chamadas à borla...dia 25 de Dezembro e dia 1 de janeiro...
Pois bem, seriam os 2 dias e não os dias que estariam entre 25 a dia 1...

E isso foi o que eles transmitiram...
Durante o tal "Concurso" em que se perguntava quais os 2 dias tudo corria bem...
Mau Mau era o fim do anuncio, quando aparecia o tal Sr. de Barbas e óculinhos (mto parecido com uma personagem do Herman)....que dizia que chamadas gratuitas de 25 a 1 de Janeiro era só para quem tivesse amigos, familia, and so one and so one...

Mas ele nao deveria dizer dia 25 E 1 de Janeiro????


Já estou a navegar na Mayonese, sorry

Anónimo disse...

Ninguém nos compreende Rui... snif snif...

:D:D

Beijinhos
ET

Maria Strüder disse...

Eu devo ser a pessoa que mais detesta o Luis Repressas no mundo!
Gajo mais irritante com voz irritante e músicas irritantes.

rita disse...

ah pois é... é chato.
mas, mesmo assim, estás cheio de sorte, que eu saiba, não há 3425246234 anedotas de contabilistas como há de advogados... fora todos os clichés sobre a falta de honestidade e/ou estupidez dos advogados com quem todos os elementos da família alguma vez se cruzaram nas suas vidas.
cada qual com a sua cruz... parece que vais ter de aprender a levar com o represas a desafinar com esta imbecilidade (é para aprenderes a apreciar o andré sardet - ihihih)

João Guerreiro disse...

Epá os gatos têm cenas mt giras mas outras... Prefiro ver o mais original (nem que seja por aparecer 1º) Monty Python! Esses sim, uns Sr's!!

Quanto à contabilidade... Deixa lá pah!
Afinal de contas és Geologo!!! Nem que seja de canudo... E vamos dizer a verdade... Quem se dá ao trabalho de fazer piadas dos Geologos? Ninguem! É na boa!!! Hehehehe!

Anónimo disse...

Claro que aqueles contabilistas não tiraram o curso no ISCAP !